Saturday, March 19, 2011

A nossa casa

Há dias em que a nossa casa é o melhor sítio do mundo para estar.
Se hoje me oferecessem uma viagem a um sítio qualquer do mundo, duvido que aceitasse.
O conforto das pequenas coisas... tomar o pequeno almoço com aquelas medidas de café e de açúcar e na minha caneca, a minha gatinha a miar e o pêlo fofinho dela na minha pele, o sofá com a minha mantinha, os meus chinelos, os meus cheiros e sabores.
Também não há nada como o conforto da minha cidade. Desde os tasquinhos onde se come bem, aos tasquinhos onde encontramos os amigos. Do sapateiro à costureira que já nos conhecem e preparam as coisas para a "menina Cidália levar antes do fim-de-semana", a pastelaria que já sabe como gostamos do pão. A oculista que faz sinal para entrar porque recebeu óculos que vamos achar o máximo. Os memoriais que se revelam nos trajectos, nos bancos de jardim, nas ruas... O sítio onde temos sempre uma mão amiga, uma rua conhecida, um rosto familiar.
Se alguém me perguntar o que tem Braga para eu ser tão apaixonada por ela, eu respondo que tem tudo isto... Ou então digo apenas "nada de mais".
Embora não tenha nascido ou crescido cá, estes últimos 10 anos fizeram com que Braga se tornasse na minha casa, pois é o sítio onde tudo isto existe para mim.
Braga não tem grandes monumentos, nem praias fabulosas, não é um destino cultural, turístico, etc, mas é sem dúvida, o melhor lugar do mundo para viver.

No comments: